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INICIATIVA PRIVADA
GRUPO POLOCAL®
POLOCAL HOLDING E PARTICIPACOES LTDA
BRASIL
2015
GRUPO POLOCAL // WWW.POLOCAL.COM.BR ATENDIMENTO@POLOCAL.COM.BR (61) 8203-9122 / (061) 4063-7218 (071) 4062-9100
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Concepção de projeto GRUPO POLOCAL®
Sob coordenação da POLOCAL HOLDING E PARTICIPACOES LTDA-
CNPJ 05.361.897/0001-00
polocal@grupopolocal.com.br
Supervisão direta Carmerino de Souza
CEO / Presidente
Grupo POLOCAL
http://polocal.com.br
carmerino@polocal.com.br
(61) 8203-9122
POLOCAL Intermediação LTDA CNPJ 22.942.156/0001-24
CAMAÇARI no estado da Bahia TEL-71 4062 9100
Brasil, outubro de2011. Todos os direitos reservados.
(1) O inteiro teor deste projeto está resguardado pela legislação vigente nacional acerca dos direitos autorais
dos seus autores, assim como das proibições legais de seu uso, no todo ou em parte, sem a prévia e
expressa autorização dos seus detentores. (2) PROVERB é propriedade intelectual vinculada ao presente
projeto. (3) PROVERB e POLOCAL são marcas próprias com todos os direitos de exploração comercial
reservados aos seus proprietários. (3) O conteúdo deste projeto não pode ser copiado, distribuído,
vinculado nem modificado, no todo ou em parte, sem expressa autorização dos seus detentores. (4) Todo o
conteúdo, inclusive imagens, gráficos, planilhas e memoriais utilizados são partes integrantes deste projeto
e para uso meramente ilustrativo ou explicativo, sendo desautorizado seu uso externo de forma individual.
1. APRESENTAÇÃO POLOCAL 02
I. Empresas Componentes do Grupo POLOCAL 03
II. Unidades de Atendimento do Grupo POLOCAL
III. Hierarquia Organizacional do Grupo POLOCAL 04
2. PROVERB - PROJETO VENDAS E REPRESENTAÇÕES BRASIL 05
A. Foco do Projeto
B. Objetivo Geral
C. Objetivos Específicos
D. Perspectivas Visionárias
E. Operacionalização 05
F. Projeção da Rede Estrutural 06
G. Loja POLOCAL
3. DESCRIMINANTES ESTRUTURAIS 07
H. Recorte de Implantação da Rede 08
i. Lojas POLOCAL
J. Projeção de Lucro Mensal - Bruto e Líquido 09
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
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1. APRESENTAÇÃO POLOCAL
Nascia em 1992 a POLOCAL como nome fantasia da empresa individual Carmerino Conceição Souza
que se destinava inicialmente a fornecer mão-de-obra para o Pólo Petroquímico de Camaçari, no
estado da Bahia, com sua sede estabelecida dentro da área industrial, firmando-se como a primeira
empresa deste segmento, instalada dentro de um complexo petroquímico, justamente neste, o
segundo maior da América Latina. Seu diferencial lastreado em uma gestão inovadora proporcionou
um rápido crescimento ao satisfazer as demandas do complexo industrial o que lhe condicionou uma
expansão sólida proveniente da diversificação de suas atividades a fim de proporcionar maior gama
de serviços e soluções às empresas clientes.
Ainda no final daquele mesmo ano, transferiu sua matriz para o Centro da Cidade, estabelecendo-se
em prédio próprio, onde conseguia selecionar e treinar os colaboradores com maior versatilidade,
firmando-se já como POLOCAL Comércio e Serviços Ltda. e administrando mais de 5.600 funcionários
na área de prestação de serviços, manutenção industrial, limpeza e vigilância, atendendo também,
além das indústrias, várias Prefeituras da região. Em seguida, já no ano de 2005, diante sua
concentração de solidez e à busca de novos setores de mercado, foi constituída a empresas POLOCAL
Veículos, inovando no mercado ao disponibilizar um plano de vendas programadas de carros e motos,
sem consulta prévia, e com parcelas inicias compatíveis com a sociedade, onde, por meio deste
programa, até o presente ano foram negociados mais de 2.000 veículos diretamente com os
clientes.
A crescente análise da POLOCAL por novos filos de atuação no mercado a fez erigir-se na área
industrial, constituindo a POLOCAL Tecidos e a POLOCAL Alumínios, em plena atividade e atuando em
um grande número de municípios baianos na venda e distribuição direta dos seus produtos, além de
remessa e preposição para outros estados, por isto, atualmente esta em prospecção mercadológica
para implantação de novas unidades fabris, pela demanda crescente. em 2010, foi criada a
empresa POLOCAL Comunicações com a finalidade de atender a demanda interna em logística a
atendimento, e ao mercado com toda a estrutura midiática condizente com os anseios dos clientes.
Em função da grande expansão da POLOCAL Veículos, foi constituída a POLOCAL Monitoramento para
cobertura eletrônica e rastreamento de veículos e ainda, no mesmo seguimento, segurança de
imóveis. Além destas empresas, foi criada a POLOCAL Informações e Cadastros que se encontra
atuando em três unidades da Federação (Distrito Federal, Bahia e Goiás) e com planos de expansão
nacional, em médio prazo.
Por tudo isto, a HOLDING POLOCAL foi criada para administrar e controlar todas as outras empresas
do grupo, harmonizando as gestões num objetivo de atuar no mercado com robustez e diferencial,
assim, pelo crescimento de suas atividades e por estratégias operacionais, firmou sede em
Brasília desenvolvendo todo um complexo estrutural para atender e administrar suas várias áreas de
atuação no Brasil: POLOCAL Financeira, POLOCAL Contábil, POLOCAL Jurídica e POLOCAL Mão de
Obra, estando atualmente ativa e presente com seus diversos seguimentos em 18 unidades
federativas (AC, BA, CE, DF, ES, GO, MG, MS, MT, PB, PE, PR, RJ, RO, RS, SC, SP e TO).
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1 Empresas do Grupo Polocal Integrantes do PROVERB
POLOCAL Holding CNPJ 05.361.897/0001-00
POLOCAL Prestação de Serviços CNPJ 15.228.303/0001-33
POLOCAL Assessoria Contábil CNPJ 17.157.269/0001-39
POLOCAL Assessoria Jurídica CNPJ 17.161.162/0001-04
POLOCAL Assessoria Financeira CNPJ 17.300.093/0001-72
POLOCAL Sistema de Monitoramento CNPJ 13.147.651/0001-50
POLOCAL Comércio de Sistema Web CNPJ 12.619.650/0001-07
POLOCAL Intermediação LTDA CNPJ 22.942.156/0001-24
2 Unidades de Atendimento do Grupo Polocal
Belo Horizonte MG (31) 4062-7388
Brasília DF (61) 4063-7218
Campo Grande MS (67) 4062-7126
Cuiabá MT (65) 4052-9518
Curitiba PR (41) 4063-8599
Feira de Santana BA (75) 3062-9066
Florianópolis SC (48) 4052-9079
Fortaleza CE (85) 4062-9591
Goiânia GO (62) 4053-9109
João Pessoa PB (83) 4062-9085
Palmas TO (63) 4052-1400
Porto Alegre RS (51) 4063-9205
Porto Velho RO (69) 4062-0802
Recife PE (81) 4062-8015
Rio Branco AC (68) 3025-0075
Rio de Janeiro RJ (21) 4062-7069
Salvador BA (71) 4062-9100
São Paulo SP (11) 3522-1989
Vitoria ES (27) 4062-8049
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3 Hierarquia Organizacional do PROVERB
No seu exercício empresarial a POLOCAL Holding atua conjuntamente com as suas unidades, não
apenas gerindo-as, mas, tornando-se um único corpo laboral, pois, ainda que estas unidades
detenham autogestão, o modelo administrativo implementado termina por coordenar todos os
trabalhos de forma síncrona e multiplexa, demonstrando a versatilidade de atualização dos seus
dados e parâmetros, o que permite moldar-se às diferentes realidades e intempéries de
mercados diversos.
Todos estes atributos demonstram a experiência e capacidade do Grupo POLOCAL em criar,
desenvolver, implantar e gerir um grandioso projeto como este, a seguir apresentado.
4. PROVERB - PROJETO VENDAS E REPRESENTAÇÕES BRASIL
Mais que um projeto de estruturação de vendas de produtos por meio de representação
consignada, o PROVERB se demonstra lastreado numa grande rede de escoamento de produção,
onde a capitação e atendimento do cliente se torna o grande diferencial e a redução dos custos
de manutenção do setor de vendas próprio, se torna uma das vantagens dos parceiros.
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5. Foco do Projeto
Implementar uma rede neural de vendas por meio da representação direta de produtos
consignados, onde os produtores tenham contato fulltime com os relatórios de vendas e também
com os consumidores, inicialmente em 10 estados atendidos e posteriormente, em médio
prazo, em todos os 18 estados já penetrados pela POLOCAL, E em médio-longo prazo, para todo o
território nacional, dentro da estrutura e padrão POLOCAL, utilizando-se tanto de postos fixos -
lojas de atendimento, quanto de vendedores pracistas, com total cobertura tecnológica e
imediata.
6. Objetivo Geral
Promover o escoamento da produção industrial dos representados por meio das Lojas e equipe
de vendas externas da POLOCAL, através de uma complexa estrutura de representação de
produtos, por vendas consignadas, sob uma moderna plataforma digital de controle logístico.
7. Perspectivas Visionárias
Tornar-se uma plataforma de negócios multimeios, atendendo as pessoas físicas,
jurídicas e institucionais não apenas fisicamente nas regiões implantadas, mas,
sobretudo, virtualmente e com domínio pleno sobre as redes digitais;
Ultrapassar as fronteiras físicas, nacionais e intercontinentais por meio das estratégias de
atuação físicas e virtuais;
Ser uma preciosa ferramenta de escoamento de produção, dos grandes fabricantes,
assim como agregar fidelidade plena dos clientes pela excelência no atendimento.
8. Operacionalização
O PROVERB se dará por meio da estrutura de espaços físicos, denominados de Lojas POLOCAL,
em pontos geograficamente estratégicos, nas quais haverá atendimento direto, tanto físico
quanto virtual, a clientes e fornecedores, e ainda, servirá como unidade logística individual, que
integrará o sistema, em sua forma macro. Cada uma destas lojas será dimensionada para
atender a demanda mínima de 100.000 habitantes, dividindo a geografia em 10 regiões e estas
regiões em variadas rotas de vendas.
Em cada Loja POLOCAL será disponibilizada uma equipe de 10 vendedores externos, motorizados
e totalmente equipados de tecnologia de coleta, recepção e transmissão de dados, assim, a loja
atenderá externamente um recorte geográfico de 100.000 habitantes, perfazendo 01 vendedor
para cada 10.000 habitantes, para fabricante representado.
Com isto, no território nacional, atualmente dentro dos seus 200 milhões de habitantes,
consideremos apenas os 79 milhões (46,7%) economicamente ativos. Nisto, vislumbra-se a
médio-longo prazo a expansão nacional em prol deste público consumidor, possibilitando a
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expansão das indústrias em todo o território nacional, acompanhando a rede neural do
PROVERB.
9. Exemplo de Projeção da Rede Estrutural
10. Disposição Humana
Para cada colaborador do PROVERB, independente se em atuação interna ou externa, será
efetivado vínculo direto de emprego com a POLOCAL, onde lhe será assegurados ganhos
compatíveis com os seus esforços e superiores à praça, além de programa de incentivo às metas
estabelecidas.
Junto a isto, serão fornecidos todos os equipamentos de trabalho necessários ao perfeito labor,
como fardamentos, EPI,s, Celulares, Tablet’s, e um veículo para o seu trabalho externo, seja carro
ou moto, de acordo com o produto comercializado.
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Estas medidas garantirão a fidelização do colaborador, mantendo no projeto todo o investimento
feito em capacitação e reduzindo a rotatividade de mão de obra que termina por custar muito
caro ao fabricante. Esta fidelização repercute de forma positiva aos clientes, pelo fato do
colaborador passar a ser um consultor contínuo daquela carteira de clientes, condicionando-o a
ser exímio conhecedor da sua rota e dominá-la cada vez mais em prol do bom escoamento da
oferta.
Ou seja, o fabricante se eximirá dos custos de operacionalização do seu setor de vendas, assim
como dos seus encargos e incidentes trabalhistas, e passará a dispor de uma vasta rede
autônoma, hábil e capacitada a representar os seus produtos, sendo que o custo deste serviço
prestado pela POLOCAL será diretamente proporcional ao volume de vendas trabalhado
mensalmente.
Além do mais, o fabricante contará com quantos colaboradores quiser, em função da sua
capacidade de produção, e considerando as suas metas de escoamento, sempre pelo mesmo
custo, proporcional às vendas. Uma verdadeira ferramenta de vendas diretas e consignadas a
baixíssimo custo.
11. Diferencial
A principal perspectiva da POLOCAL através do PROVERB é o crescimento coletivo de todos os
envolvidos no projeto, desde os fabricantes, ao contarem com toda uma rede estruturada e
autônoma para ofertar de forma dinâmica os seus produtos; passando pelos colaboradores que
além de auferirem seus ganhos por meio desta atividade, também serão contemplados com os
incentivos sociais que serão disponibilizados em cada campanha mensal de metas; até o
consumidor, que terá toda uma plataforma de atendimento e prontidão para efetuar o melhor
negócio possível e resolução dinâmica de qualquer erro que possa vir acontecer nesta cadeia de
fornecimento.
Diante destes pontos basilares, a metodologia de gestão humana e empresarial da POLOCAL
aplicada à sua experiência e estratégia de mercado serão os pilares do avanço que já vêm dando
certo e se mostrando suficiente ao crescimento sólido desde 1992. Em verdade, uma nova
concepção de atendimento, fundindo os valores humanos à modernização tecnológica garantem
o avanço e progresso de todas as partes componentes deste projeto.
Nisto, resta que, a escolha das empresas representadas nesta parceria, assim como a escolha e
capacitação dos colaboradores, traz competitividade ao projeto e projeção positiva às estimativas
de receita, com a consequente solvência e liquidez esperadas para manutenção do PROVERB, e
avanço mercantil regional, rumo ao nacional.
12. Descriminantes Estruturais
Deste ponto em diante, descrevem-se todos os requisitos estruturais para implantação do projeto
nos 10 estados minuciosamente escolhidos para iniciar o projeto, preenchendo-os de lojas pela
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sua população, na proporção de 01 loja para cada mínimo de 100.000 habitantes,
especificando-se também a quantidade de empregos gerados em cada um dos 10 estados:
Numerários:
10 Estados;
54.639.000 de pessoas economicamente ativas;
545 Lojas Polocal (01 loja /100.000 habitantes);
Total disponível de 5.450 vendedores exclusivos para cada representado.
13. Recorte de Implantação das Lojas
As Lojas serão estruturadas de forma uníssona, seguindo o mesmo projeto arquitetônico em
todas as unidades, buscando a padronização da gestão pela versatilidade estrutural e o
firmamento da identidade visual, onde, serão destacadas todas as marcas dos participantes.
Para tanto, o representado participará inicialmente com a estrutura operacional humana dos 10
vendedores de cada loja em que seus produtos forem consignados, assim, temos:
14. Empregabilidade
Os contratos de fidelização com as indústrias representadas terão prazo inicial mínimo de 02
anos, prorrogáveis por iguais períodos. Assim, cada nova loja POLOCAL inaugurada,
disponibilizará a sociedade novas vagas de trabalho com garantia inicial de dois anos. Desta
U.F.
POPULAÇÃO
TOTAL
POPULAÇÃO
ECONOMICAMENTE
ATIVA
LOJAS
POLOCAL
VENDEDORES
1. BAHIA
15.000.000
7.005.000
70
700
2. DISTRITO FEDERAL
3.000.000
1.401.000
14
140
3. ESPÍRITO SANTO
3.000.000
1.401.000
14
140
4. GOIÁS
7.000.000
3.269.000
33
330
5. MATO GROSSO
5.000.000
2.335.000
23
230
6. MATO GROSSO DO SUL
3.000.000
1.401.000
14
140
7. MINAS GERAIS
20.000.000
9.340.000
93
930
8. RIO DE JANEIRO
17.000.000
7.939.000
79
790
9. RONDÔNIA
2.000.000
934.000
9
90
10. SÃO PAULO
42.000.000
19.614.000
196
1960
TOTAL
117.000.000
54.639.000
545
5.450
GRUPO POLOCAL // WWW.POLOCAL.COM.BR ATENDIMENTO@POLOCAL.COM.BR (61) 8203-9122 / (061) 4063-7218 (071) 4062-9100
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forma, a cada novo parceiro a Rede POLOCAL disponibilizaaté 5.450 postos de trabalho sob
regime de contratação direta.
15. Estimativa de Receita
A projeção de receita do PROVERB se dará pelo valor médio de comissão de representação por
cada setor, em função das metas de vendas estabelecidas para cada um dos 10 pracistas deste
setor, junto com as vendagens da loja, de forma gradual, onde a comissão de vendas é
inversamente proporcional à capacidade comercial do produto. Abaixo, tem-se uma tabela
exemplar, das médias representativas do mercado, e da variação da comissão mercantil:
COMISSÃO
RECEITA POLOCAL
20%
R$ 20.000,00
VOLUME DE VENDAS DE 5.450 VENDEDORES /545 LOJA / MÊS
COMISSÃO
RECEITA POLOCAL
RECEITA Fabricantes R$ 545.000.000,00
20%
R$ 109.000.000,00
O fabricante terá um volume mensal de vendas pré determinado, onde o resultado da sua receita
final sempre ficará abaixo dos seus atuais custos diretos de manutenção do seu setor de vendas,
considerando tamanha estrutura e pessoal disponibilizados pelo POLOCAL.
As 545 lojas da Rede terão um volume mensal de vendas e de faturamento suficientes para a
manutenção do projeto, de forma que caso um segmento de mercado haja alguma queda de
receita, o montante final tende a equilibrar a projeto.
As metas estipuladas aqui correspondem à metade do volume médio de vendas mensal
de um vendedor experiente com carteira de clientes formada, servindo apenas como
mero exemplo ilustrativo.
A perspectiva de retorno da participação inicial do fabricante é de 5% do montante das
comissões fruto do faturamento da venda dos produtos. Assim, em curto prazo o valor é
integralizado ao representado, somando-se a isto o lucro obtido com as vendas e a
majoração destes pela redução dos custos.
16. Viabilidade Econômica
O PROVERB se mostra plenamente viável, principalmente quando sua fonte de receita é proveniente
de setores de alta rotatividade que comumente não são abalados de forma incisiva, ainda que em
período de recessão ou até mesmo crise. No caso de veículos, falamos em compras programadas, por
meio de adesão, o que já movimenta grandiosas cifras mensais.
VOLUME DE VENDAS DE 10 VENDEDORES /1 LOJA / MÊS
COMISSÃO
RECEITA POLOCAL
RECEITA Fabricantes R$ 1.000.000,00
20%
R$ 200.000,00
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Analisemos a seguir os numerários dispostos à capacidade de insolvência e de amortização dos
investimentos.
%
Capacid.
Receita
Bruta (Mi)
Receita (Mi)
Despesas (Mi)
Lucro Bruto (Mi)
Lucro Líquido
Índice de
Liquidez
100%
R$ 412,230
R$ 323,600
R$ 278,312
R$ 45,288
R$ 38,494
1,177094
75%
R$ 309.172
R$ 242,700
R$ 222,826
R$ 19,873
R$ 16,892
1,102651
50%
R$ 206,115
R$ 161,800
R$ 157,654
R$ 4,145
R$ 3,524
1,038982
40%
R$ 164,892
R$ 129,440
R$ 129,068
R$ 0,371
R$ 0,315
1,002878
A metodologia de gestão aplicada ao PROVERB permite que o projeto tenha sobrevida ainda com
baixíssimos índices de faturamento, o que o resguarda em eventual recessão ou depressão da
economia, possibilitando que atinja piso prudencial a 40% da sua receita inicial prevista, e ainda
mantenha capacidade de liquidez.
Pela tabela acima, se estabelece como parâmetro mínimo a margem de 50% do faturamento total
como ponto mínimo de equilíbrio e liquidez aos investimentos aportados, sendo que em tal margem,
ainda se extraem R$ 3.524.000,81 mensais, como capacidade de honra.
17. Considerações finais
Por todo exposto, fica provada a viabilidade econômica e financeira do PROVERB para com o
fabricante, inclusive, que tal instrumento se demonstra como exímio programa de geração de
empregos, sendo um portal para impulsionar o crescimento da indústria nacional.
Todas as competências aqui apresentadas fortalecem o PROVERB como uma ferramenta não
apenas viável, mas, sobretudo necessária ao atual cenário de recessão, aonde com um razoável
investimento concretiza-se tão grandioso número colaboradores e com bons rendimentos, além
de toda uma política de valorização profissional e social, não apenas do colaborador, mas de
toda a sua família. Contudo, ainda, além de fomentar as vendas dos produtos representados,
vale salientar a modernização no atendimento em respeito aos clientes, que em verdade mantém
a economia ativa.
Na certeza de tão precioso reconhecimento, o Grupo POLOCAL mantém-se aberto a quaisquer
explanações que se façam necessárias, no intuito de viabilizar a consolidação deste projeto.
Brasília, 10 de dezembro de 2015.